sábado, 23 de julho de 2011

Os filhos deste solo:Conheça a história de Dona Cleonice de Oliveira

Escrito por: Kleber Henrique
Todos da cidade a conhecia dos tempos de professora e por ser filha do cidadão mais velho e dos mais sábios do lugar, mas no fins do ano de 1990 ela estava de volta a sua terra, agora com novas propostas, desta vez, ligada às questões da fé – era o movimento cristão da renovação carismática (RCC).

As reuniões começaram no terraço da grande casa de varanda da rua Coronel Henrique e ia gente de todas as classes e problemas sociais, as discussões partiam sempre de um eixo: “a fé é ação e é preciso ver a presença de Deus no outro”. Naquele mesmo ano, aconteceu naquela rua um natal nunca visto antes por aqui, um natal, onde as ceias individuais com suas mesas fartas e belas roupas cederam lugar para um natal de rua, com os pobres, onde todos deram o melhor de si. Poucos anos depois aquele movimento iniciado poderia tomar dimensões indesejadas pela inveja de muitos e tentaram dissolve-lo, mas a mensagem daquele momento ficou clara para todos até mim que com apenas dez anos, vestido de rei mago entendi que “todos podem e devem fazer sua parte”.


Maria Cleonice (Dona Cléo) – “Não podemos desistir de lutar pelo que acreditamos”.
Maria Cleonice de Oliveira, nasceu um 1938 em São Vicente Férrer, filha de dona Adélia pessoa e Sr. Manoel Caetano, era a mais nova das cinco filhos do casal. Nasceu em casa como a maioria das crianças daquela época e cresceu na pequena vila e no sitio da família e dos amigos.
Desde muito cedo, demonstrava claramente sua perspicácia, esperteza e inteligência e essa diferença a classificava como a criança caçula que é sempre impossível.
Participava de tudo. Estar presente nas festas da escola, nos pastoris, quadrilhas e brincadeiras era seu forte. Era muitas vezes a dor de cabeça de mãe Dedé, sua babá, quando a levava para a igreja ou quando no sitio de café de seu Caetano, ela se escondia nos montes de grãos de café, ou subia no topo das árvores. Seu irmão José Bartolomeu era seu companheiro maior de peripécias e quando a coisa esquentava a briga era feia. Só se ouviam as queixas de mãe deda: Adélia! Essa menina é fogo! Só podia ser fim de rama pra ser impossível assim. Todo menino derradeiro da casa é desse jeito! Se meter a brigar com o irmão! Sua infância foi assim, atividade constante, só parava quando adoecia.
Ficava ligada a tudo, queira aprender tudo e isso não a deixava se desgrudar do paletó de seu Caetano e principalmente da política.
Estudou o primário aqui mesmo no brejo de São Vicente. Terminou com excelentes notas e dois anos depois, quando com 13 anos, recebeu a desafiadora proposta de seu pai: -“Pronto! Já está com 13 anos e eu quero saber de você se você quer continuar seus estudos, sua irmã já esta no colégio e lá é um internato de freiras onde só vai poder vir em casa nas férias. Se quiser eu farei todo o sacrifício necessário, mas você só sai de lá formada”.
Cleonice prontamente aceitou, mas o pai fez ressalva maior: _ “então, se vai, eu vou fazer o possível, agora tem um coisa, a media no colégio é 6,0, mas essa não vale pra mim, a minha média é 8,0, pois se você consegue seis, sabe pouco, se consegue 8,0 sabe um pouco mais e se consegue 10,0 sabe de tudo. Não conseguindo, volta para casa e vai trabalhar com o café no sítio”.
Diante desse desafio, a menina não hesitou, decidiu que iria. Aprontou-se o enxoval, foi feita o teste de admissão e ela foi aprovada para cursar o Ginasial no Colégio Santa Maria em Timbaúba.
Nos primeiros dias no internato foi de adaptação para viver com outras meninas e seguir as tarefas rígidas das freiras alemãs vestidas de preto e com o sotaque carregando. Com pouco tempo ela fez muitas amizades, conquistou o carinho das irmãs e não deixou de aprontar as escondidas e ser de vez em quando chamada diante do conselho de irmãs que falavam uma com as outras em alemão para deliberarem a “sentença final”.
Nada a impediu de cumprir as exigências do pai até concluir o ginásio com excelente desempenho. Mais uma vez, um desafio, que seria decidir a carreira profissional. Inicialmente queria ser enfermeira, mas aconselhou-se com seu pai que lhe mostrou as vantagens de ser professora, o que a fez seguir e não se arrepender do magistério. Voltou ao colégio e cursou o magistério, formando-se aos 18 anos, regressou a sua terra natal. Para a surpresa dessa moça recém-formada como fora a promessa do seu pai o leva-la ao internato, num dia de conversa animada com as filhas do então prefeito Sandoval do Egito, recebeu dele o convite para ocupar uma cadeira de professora e ela assim aceitou. Voltando para casa comunicou a Sr. Caetano que iria trabalhar e o mesmo, descrente, alertou que podia ser provocação do prefeito, tendo em vista que a família oliveira era oposição ao prefeito e seu Caetano era um homem firme em suas posições políticas e não acreditava nos favores, coisa que dura injustamente até hoje, mas o pai disse que se era da vontade dela aceitar a cadeira que aceitasse e no primeiro dia acompanhou a filha até o povoado da Chã do esquecido para assumir a sala.
Chegando na Chã, a tal escola era garagem vazia e suja. Então, seu Caetano imaginou que tinha se cumprido sua interpretação de que a proposta do cargo dado pelo prefeito, fora de fato uma provocação e chamou Cleonice a voltar pra casa e esquecer aquilo. A determinação da moça naquele dia foi maior orgulho de seu pai e ela prontamente disse que iria ser sim a professora dali, feito isso, seu pai ficou de longe a observar aquela moça, sua filha, bem jovem e muito bem vestida e maquiada, deixara de ser uma menina, ali sentada debaixo de uma árvore, mandou que dois moleques avisassem na vila que chegara uma professora e daí a pouco, formou-se uma fila de pais para matricular as crianças, feita a matricula, ela organizou o pessoal e disse que a situação era aquela que todos viam e que era preciso a ajuda de todos. Dividiu tarefas, organizou os planos e na mesma semana, a garagem foi limpa, caiada, chegaram tabuas e cavaletes para fazer as mesas e bancos que dividiam as séries. Umas das mães se comprometeu em fazer as merendas no fogão de carvão e quando tudo ficou pronto as aulas começaram. Cleonice passava a semana na Chã em casa de parentes e mostrou com quantas mãos unidas se fazia educação. Organizava festas do calendário cultural como São João, pastoril e teatrinhos e assim foi surpreendendo a todos, inclusive a uma das mães que no final do ano disse que inicialmente ficou desconfiada de que aquela moça magrinha e toda vaidosa não daria conta de ser professora e dos meninos levados da comunidade.

Aquelas ações incomodaram a muitos incapazes que tanto fizeram picuinhas políticas que Cleonice perdeu o cargo. Nem por isso seu ânimo se abateu. Voltando para casa, criou uma escola particular, na atual praça João pessoa, sua escola chamava-se João XXIII e ensinou muitas crianças da época, deixando os pais satisfeitos.

Como era jovem, juntou-se a outros e durante a noite montou um clube de jovens, onde se reuniam para jogar xadrez, pingue-pongue, cartas e discutir leituras. As invejas e comentários maldosos e preconceituosos surgiram, principalmente depois que passou a dar aulas a um grupo de rapazes que iriam prestar concurso na polícia. Nada disso perturbava sua consciência. Veio o golpe militar de 1964 e em alerta de um delegado local, o clube de jovens teve se ser fechado porque os golpistas militares proibiam qualquer tipo de associação.

Naquele mesmo ano, Cleonice viu que sua terra natal não era seu horizonte e prestou concurso público estadual e passou indo lecionar no recife. Pouco depois, os militares anularam o concurso e fecharam algumas escolas do Recife inclusive a que ela estava ensinando, por terem, sido do extinto MCP (movimento de cultura popular) do governo Arraes que tinha sido deposto pelo golpe.

Novo concurso, nova aprovação no Estado. Daí ensinou em vários bairros do Recife e de cidades vizinhas como São Lourenço da Mata. Fez curso superior na UNICAP, dirigiu escolas e desempenhou da melhor forma sua profissão até se aposentar.

Depois de aposentada, abraçou a renovação carismática católica como missão e morou muitos anos numa casa de retiros e fazendo trabalhos comunitários nas periferias.

Voltou a São Vicente Férrer e foi uma das fundadoras do movimento religioso aqui.
Hoje coordena o grupo de orações e também a comunidade filhos de Sião que esta engatinhando mais já produzindo um belo trabalho e olha para o futuro com muita fé e vontade.

P.S: Ofereço esse texto a Dona Cleonice que me ensinou lições, a Guida por quem tenho grande apreço e à toda a família Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário