sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conheça a História de São Vicente Férrer - Pernambuco

HISTÓRIA DA CIDADE
O distrito de São Vicente Férrer foi criado pela Lei provincial de nº 581, datada de 30 de abril de 1864, com a denominação de São Vicente. Foi elevado à categoria de cidade pela Lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928. Com a transformação em cidade teve seu território desmembrado dos municípios de Timbaúna e Bom Jardim. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Siriji. A cidade faz aniversário no penúltimo dia do ano,, ou seja, dia 30 de dezembro. 
O Povoamento do município teve inicio em 1852, quando os cidadão Jerônimo de Albuquerque Melo, João da Silva Pessoa e José Joaquim do Espírito Santo tiveram a iniciativa de estabelecer uma feira livre sob uma árvore frondosa existente na localidade. Com o desenvolvimento da povoação surgiu, também, a construção de uma igreja em homenagem a São Vicente. Em 11 de setembro de 1928 foi criado o município de São Vicente e Bom Jardim. Depois de alguns acontecimentos ligados a mudança de sede e de denominação de distritos, foi sancionada a Lei estadual nº 1818, no dia 30 de dezembro de 1953, elevando à categoria de cidade, agora com o nome do padroeiro, que é São Vicente Férrer.

A fonte principal de renda dos moradores de São Vicente Férrer é basicamente da agricultura, com maior potencialidade para desenvolvimento para produtos alimentares.
O distrito está localizado na Mesorregião do Agreste, Microrregião do Médio Capibaribe, fazendo limites ao norte com Macaparana, ao sul com Machados, a leste com Vicência e a oeste com o estado da Paraíba e Orobó.
Para chegar a São Vicente Férrer é só pegar o acesso pela PE-89, PE-74 e BR-408 (via Vicência). Ficamos a 116km de distância da capital.
Cidade com uma população de aproximadamente 15.265 habitantes sendo, 7.568 do sexo masculino e 7.697 do sexo feminino. Faz parte do Estado de Pernambuco, com cerca de 120Km² de área. Possui uma densidade populacional de quase 127.21 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE.

A nossa cidade dispões de vários eventos durante o ano todo. São Vicente Férrer é animada por festividades que misturam o profano e o sagrado. A cidade abriga a Festa do Rosário, a Festa de São Vicente e a Festa de Santa Terezinha, nas quais há a realização de missas e apresentações de grupos folclóricos. Além do mais, tem a Festa da Banana e a Festa da Uva, evento esse para comemorar a colheita anual dessas duas frutas. Durante o evento, ocorrem feiras de artesanato e de comidas típicas, com destaque para os pratos produzidos com banana e uva

Para maiores informações 
Prefeitura Municipal de São Vicente Ferrer.
(81) 3655-1156/ PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário